CidadePolícia

Estado reduz quase 80% de crimes violentos no mês de setembro

Diego Balieiro / Da Redação

O registro faz um comparativo com o ano de 2022 e o mesmo período do ano de 2021. Esse é um dos resultados mais expressivos em todo o país

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) divulgou um balanço que registra uma queda de 79,31% nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) referente ao mês de Setembro.

Os municípios que mais acumulam as maiores reduções são Ferreira Gomes e Amapá, sem registros neste ano, Tartarugalzinho (- 83,33%), Santana (- 80%), Oiapoque (- 66,67%), Mazagão (- 50%) e Macapá (- 40,13%).

O registro faz um comparativo com o ano de 2022 e o mesmo período do ano de 2021. Esse é um dos resultados mais expressivos em todo o país.

Já os demais municípios, como Vitória do Jari manteve uma estabilidade, com somente duas ocorrências em 2022. Os municípios de Calçoene, Pracuúba, Cutias, Laranjal do Jari, Pedra Branca e Serra do Navio tiveram aumento pouco mais expressivo que somados, foram 12 ocorrências a mais em todo o ano de 2022 em comparação com o ano anterior.

Outro dado importante é o ritmo de redução percebido e considerados os meses de janeiro a setembro; no período, o ano de 2022 apresentou queda de 34,30% em relação a 2021, com destaque para o índice de homicídios, que reduziram 39,13%.

Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI): É um indicador constituído pelos crimes de homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Tal indicador é importante para dimensionar os casos de letalidade intencional, estes dados são coletados diariamente.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo