Eleições

Pesquisa DOXA; votos válidos; Jaime (52,1%); Clécio (43,9%) – Rayssa (36,7%); Davi (36,2%)

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos

A DOXA divulgou neste sábado (1) a última pesquisa eleitoral para o Governo do Amapá e Senado Federal antes da votação do primeiro turno, que ocorre neste domingo (2). Contando com o percentual de votos brancos, nulos e de indecisos, a pesquisa mostra empate técnico dentro da margem de erro para governo estadual e para o senado.

Para o governo, Jaime Nunes está com 45,4% das intenções de votos; já Clécio Luis apareceu com 38,2%. Ainda existem 12,9% de eleitores indecisos. Para o Senado, Rayssa Furlan está com 36,7% e Davi Alcolumbre, 36,2%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 17,0%. Mas, o cenário muda quando se extrai apenas os votos válidos.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto. Nesse cenário, Jaime Nunes aparece com 52,1% contra 43,9% de Clécio Luis. Para o Senado, Rayssa Furlan pontua com 44,2% dos votos válidos. Davi Alcolumbre aparece com 43,6%.

A pesquisa está registrada no T.R.E do Amapá sob o número AP-06693/2022, a margem de erro é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos.

O período foi de 27 a 30 de setembro de 2022 e realizada nos municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Calçoene, Laranjal do Jari, Oiapoque, Porto Grande, Tartarugalzinho, Vitória do Jari, Itaubal e Ferreira Gomes.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo