Além de consultas cardiológicas, pacientes podem contar com exames que ajudam no diagnóstico
Nesta quinta-feira (29) é comemorado o Dia Mundial do Coração, data que chama a atenção para a conscientização sobre os cuidados e a prevenção de doenças cardiovasculares. A Prefeitura de Macapá investe em equipamentos e ações voltadas para o atendimento cardiológico na capital.
Em junho deste ano, o prefeito Dr. Furlan entregou a primeira Clínica Cardiológica municipal, que funciona no Centro de Especialidades Papaléo Paes, na zona norte, que além das consultas com médicos cardiologistas, também oferta de exames de eletrocardiograma, ecocardiograma, monitorização ambulatorial de pressão arterial (Mapa), holter e teste ergométrico para os mais de 500 pacientes atendidos por mês na unidade.
Além das especialidades médicas, os usuários contam com nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo e acompanhamento com educador físico. Antes da consulta, todos passam por uma triagem clínica que avalia indicadores como pressão arterial, glicemia, peso e ritmo cardíaco.
A clínica funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12 e das 14h às 18h, e em sábados alternados no turno da manhã. Os pacientes atendidos são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) por meio da Central de Regulação do município.
Outro investimento da Prefeitura de Macapá na rede de atendimento para pacientes cardiológico foi a implementação do programa ‘Avança Coração’, que atendeu mais de 500 pacientes durante quatro mutirões realizados entre os meses de maio e julho, diminuindo o tempo de espera para uma consulta. As ações contaram com emenda federal de R$ 3 milhões.
“É importante o paciente fazer o acompanhamento anual preventivos a partir dos 40 anos ou caso tenha algum fator de risco, como hipertensão, diabetes, histórico familiar de doença cardíaca de forma prematura, abaixo de 50 anos é importante ele procurar o diagnóstico precoce”, explicou a médica cardiologista Tatyana Magalhães.