Cidade

Reforçada campanha sobre o descarte correto de objetos cortantes e pontiagudos

Objetivo principal é a segurança dos profissionais da limpeza de lixo

A Prefeitura de Macapá reforçou a campanha de conscientização sobre o descarte correto de objetos cortantes e pontiagudos. As medidas são para evitar acidentes com os coletores de lixo, que apesar do uso de luvas e demais equipamentos de proteção individual (EPI), ainda correm o risco de se ferir com esses materiais.

Pedaços de vidros, lâminas, latas e palitos de espetinhos, entre outros materiais, devem ser enrolados em jornal, revista, papelão ou ainda serem colocados, caso estejam já em pedaços, dentro de uma garrafa PET, que pode ser cortada ao meio. Depois, o material pode ser lacrado com uma fita crepe para que os objetos não sejam lançados fora do recipiente.

O gari, Marcos José Pereira, de 28 anos, trabalha no recolhimento do lixo das áreas de ressaca, ele conta que há dois anos, durante uma coleta, sofreu um corte no braço esquerdo com caco de vidro e precisou ser encaminhado ao hospital onde foi submetido a uma sutura.

“Graças a Deus não foi nada grave, mas esse acidente poderia ter sido evitado, caso o material tivesse sido embalado e descartado de forma correta”, disse o trabalhador.

Saiba como embalar materiais cortantes e pontiagudos:

  • Embrulhe os pedaços de vidro, cacos de espelho, ampolas e similares em folhas de jornais, papelões, caixas de sapato ou de leite, ou ainda dentro de garrafas PET cortadas.
  • Se possível, identifique o tipo de material que está na embalagem, para que o gari redobre o cuidado ao manusear.
  • Você também pode identificar no saco de lixo que ali há material cortante. Dessa forma o coletor e outras pessoas que farão o manuseio ficarão cientes dos riscos.
  • Procure colocar o lixo em sacos resistentes e sempre bem fechados.
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo