Por Diego Balieiro
Em alusão ao Setembro Amarelo, o mês dedicado à campanha de prevenção ao suicídio, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) receberam orientações da equipe multiprofissional que atende no Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram).
A ação aconteceu na última quinta-feira (22) na Escola Municipal de Ensino Fundamental Goiás, localizada no bairro do Coração, na zona oeste da capital. No local foram abordados temas como autoestima e saúde mental.
Entre as dinâmicas, os profissionais fizeram roda de conversa trazendo informações e desmentindo crenças sobre assunto saúde mental para mais de 30 alunos presentes.
Os participantes avaliaram como positiva a iniciativa. A gestão municipal pretende expandir a ação para outras instituições.
Setembro Amarelo
A campanha teve início no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
O principal objetivo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.
Caso você conheça ou esteja passando por algum tipo de problema, procure ajuda, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão fazendo atendimento gratuitamente. Se preferir ligue 188.