Ação contou com a participação dos alunos da Escola Professor Roberto José Morais de Castro
O Dia da Árvore, celebrado nesta quarta-feira (21), foi recheado de conscientização ambiental no Bioparque da Amazônia e para celebrar a importância da data com os visitantes, a unidade promoveu uma ação simbólica de plantio de mudas de plantas de diferentes espécies, excursão escolar e blitz educativa.
A ação contou com a participação dos alunos da escola Professor Roberto José Morais de Castro, que realizaram uma visita guiada com os guardas-parques. A imersão ecológica veio para sensibilizar e estimular a participação efetiva de protagonistas na conservação ambiental.
Ipês, otis, pitangas, cacau, café, cupuaçu e árvore da felicidade foram as espécies utilizadas no plantio que ocorreu em pontos estratégicos do parque. A proposta educativa incentiva a atenção às questões ambientais com os estudantes, que aprenderam brincando a importância da preservação do meio ambiente.
O encerramento da programação foi marcado com a distribuição de cerca de 100 mudas de árvores para os motoristas que passavam pela Rodovia Josmar Chaves Pinto, onde o Bioparque da Amazônia está localizado.
“Realizamos a entrega destas mudas com o intuito de conscientizar a população sobre o plantio e a conservação de árvores. Nós acreditamos que assim podemos fazer com que eles possam se atentar para a educação ambiental”, conta o gerente de Flora do Bioparque, Bruno Santos.
O diretor do Bioparque da Amazônia, João Dias Neto, avalia de forma positiva a ação e que a participação de estudantes, visitantes e motoristas que passavam pelo espaço foi fundamental para promover a conscientização em relação às questões ambientais.
“Nós tivemos uma programação especial em comemoração ao Dia da Árvore e com a presença alunos de de escolas municipais, plantamos mudas de árvores e finalizamos a ação com a distribuição de algumas espécies destas mudas em frente ao Bioparque”, diz.
Serviço
O Bioparque da Amazônia é uma fundação pública municipal, vinculada à Prefeitura de Macapá, localizado na rodovia Josmar Chaves Pinto, antiga JK. O espaço natural, que possui uma área de 107 hectares de floresta, funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h. A bilheteria encerra às 16h20.