Roçagem, capina e retirada de entulho são alguns dos serviços executados na localidade
A Prefeitura de Macapá atua com diferentes frentes de trabalho de manutenção e limpeza nos distritos e na zona rural da capital. Roçagem, capina, varrição e retirada de entulho foram alguns dos serviços executados na comunidade Palestina do Rio Gurijuba, em Santa Luzia do Pacuí, distante 146 km da capital.
Além da limpeza aos arredores das passarelas e casas da comunidade, a força-tarefa fez a coleta de garrafas e itens plásticos, madeira e dentre outros materiais, que sem o descarte correto, podem afetar a saúde de quem mora nas proximidades ou poluir o meio ambiente.
O líder comunitário, Ivanildo Costa Reis, de 65 anos, conta a satisfação da comunidade com as melhorias que a localidade vem recebendo, mesmo distante da cidade.
‘’Moro há quase 50 anos na comunidade Palestina. Os garis de Santa Luzia sempre estão por aqui com a gente, no trabalho de limpeza. Aqui éramos esquecidos, agora já teve até uma reforma da ponte. Agradecemos ao prefeito Furlan, que olhou por nós, mesmo com as dificuldades para chegar na nossa comunidade, que é longe’’, celebra.
Os serviços realizados nos distritos são resultado de uma parceria das secretarias municipais de Zeladoria Urbana e de Mobilização e Participação Popular (Semmopp).
A pasta de Mobilização, junto aos agentes distritais, trabalha na organização, fiscalização e no levantamento das demandas das comunidades interioranas, já a Zeladoria Urbana fica com a execução do serviço.
‘’O trabalho foi direcionado para uma limpeza geral na comunidade Palestina, localizada no distrito de Santa Luzia. Com isso, já contabilizamos a quarta grande ação de manutenção na localidade. Os moradores ficaram felizes com o serviço, pois sabem que não foram esquecidos pela Prefeitura’’, destaca o agente distrital do Pacuí, Adão Pantoja.
Além disso, a Prefeitura de Macapá promove frequentemente limpeza e coleta de lixo na região do Pacuí, assistindo as comunidades presentes em São Joaquim e Santa Luzia.