Brasil

Inflação dos serviços perde força e tem o menor nível em nove meses

Desaceleração impulsionada pela queda no preço das passagens aéreas deve barrar nova alta da taxa básica de juros

A deflação registrada no mês de agosto foi acompanhada por uma alta menor dos preços no setor de serviços, o mais importante da economia nacional. No mês, a inflação das atividades do segmento aumentou 0,28%, a menor taxa desde novembro de 2021.

Os dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) correspondem à segunda desaceleração seguida de preços dos serviços, após altas de 0,9% em junho e de 0,8% em julho. Em agosto do ano passado, a inflação do segmento foi de 0,39%.

Mesmo com as altas em ritmo menor, os preços do setor de serviços subiram 8,76% no acumulado dos últimos 12 meses, variação semelhante à do índice oficial de preços (+8,73%), que figura abaixo dos dois dígitos pela primeira vez em um ano.

Eric Barros, economista e assessor de investimentos da Blue3, explica que a retomada da economia tende a elevar o preço dos serviços, cenário que deve ser ainda observado nos próximos meses. “Apesar da queda em agosto, a tendência é que a inflação dos serviços se mantenha em alta por algum tempo”, afirma ele.

Para Rodrigo Sodré, economista e sócio da BRA, os resultados também são reflexo da redução da alíquota do ICMS sobre a gasolina e a energia elétrica nos estados. “Essa queda refletiu nos meses anteriores e foi verificado com menor força no mês de agosto”, destaca.

No mês passado, a perda de força da inflação dos serviços foi impulsionada pela queda de 12,07% no preço das passagens aéreas. Também recuaram os valores dos planos de telefonia móvel (-2,67%), das casas noturnas (-1,16%), do cinema, teatro e concertos (-1,07%) e dos transportes por aplicativo (-1,06%).

Na avaliação de Pedro Kislanov, gerente responsável pelo IPCA, a queda das passagens aéreas após quatro meses consecutivos de alta pode ser explicada pela sazonalidade do mês. “Essa é uma comparação com julho, que é um mês de férias e há aumento da demanda. Além disso, foram quatro meses seguidos de alta, o que eleva a base de comparação. Também há o impacto da redução do querosene de aviação”, avalia.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo