Cultura

Entre as 51 melhores da Brasil, a origem da música ‘Sabor Açaí’

Os artistas Nilson Chaves e Joaozinho Gomes, autores da canção “Sabor Açaí”, de 1989

Tendo como autores Joaozinho Gomes e Nilson Chaves, a música “Sabor Açaí” está entre as 51 melhores canções de todos os tempos segundo ranking da Revista Bula, divulgado na semana passada. A reportagem entrou em contato com um dos criadores desta verdadeira pérola da música popular brasileira, Joaozinho Gomes, radicado no Amapá há mais de 30 anos e que vivia um “exílio” em São Paulo sem acesso ao fruto do açaí que ele consome diariamente.

Segundo o artista, foi mesmo a falta do consumo do vinho do açaí que o levou a escrever a música, no final de 1988. “O nosso açaí do dia a dia fazia muita falta lá, onde estava há alguns meses, então uma noite sentei e comecei a declarar meu amor por ele”, conta, descontraído, o músico.

Quando a letra ficou pronta ele disse ter encaminhado para um antigo parceiro, Nilson Chaves, que estava à época no Rio de Janeiro.

Ele recorda que a letra de “Sabor Açaí” foi enviada ainda original, por carta. “Não tinha e-mail naquela época, era a boa e velha carta mesmo, despachada pelos Correios, então levou alguns dias para chegar, logo nem tive uma resposta imediata se ele tinha gostado, se poderíamos levar adiante o projeto da canção”, recorda.

Algum tempo depois, de volta a Belém, percebeu que o amigo tinha aprovado como já tinha feito a melodia e gravado a faixa, já no inicio de 1989, que àquela altura já ganhara as rádios da capital paraense. A música haveria de se tornar um dos maiores sucessos da dupla, como, de fato, a votação da Revista Bula acaba de comprovar.

Pensando sobre a importância da música na vida do homem contemporâneo no Brasil, a Revista Bula realizou uma enquete com o objetivo de conhecer as preferências musicais dos nossos leitores, encarregados de uma tarefa hercúlea — mas muito prazerosa: elencar as melhores músicas brasileiras em todos os tempos, sem importar o gênero. A consulta foi feita a assinantes da newsletter — via formulário de pesquisa —, e seguidores da página da revista no Facebook e no Twitter. O critério de desempate, quando houve essa necessidade, foi o lugar conquistado no ranking da revista “Rolling Stone Brasil”, publicado em 2009, segundo explica o jornalista Giancarlo Galdino.

As 50 músicas mais votadas foram reunidas em uma lista, que contempla composições de diferentes gêneros: da bossa nova ao rock, do samba ao choro, da valsa à música sertaneja. Foram consultados 3.171 participantes. Os resultados foram organizados e filtrados, apresentados em uma lista final.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo