Da Redação
O Exército Brasileiro realizou a substituição do atual comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva em Macapá. Deixou o cargo, o general-de-brigada João Roberto Gobert Damasceno, e assumiu Marcus Vinícius Gomes Bonifácio, mesma patente.
A troca de comando aconteceu durante uma cerimônia realizada no Quartel General, na noite desta segunda-feira, 19, e contou com a presença de militares, autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de convidados.
Após 1 ano e 4 meses à frente da unidade, o general João Roberto Gobert, foi designado para a subchefia de Organismos Internacionais do Ministério da Defesa. O novo comandante Marcus Vinicius Gomes Bonifácio, está vindo da Academia Militar das Agulhas Negras, onde era comandante do Corpo de Cadetes.
O Gal. Gobert apresentou suas despedidas, demonstrando o orgulho de ter comandado a Brigada do Exército Brasileiro, e passou o comando para o General Marcus Vinicius Gomes.
“O dia de uma despedida é sempre marcante. Ter trabalhado aqui nesta federação durante esse tempo foi espetacular. Essa Brigada é a mais jovem do Exército brasileiro, onde enquadra todo o Estado do Amapá, norte do Pará e norte do Maranhão, pela importância estratégica da foz do rio Amazonas. Parto para outra missão, mas com a sensação do dever cumprido”, disse.
O novo comandante ressaltou o início de uma nova gestão, novos desafios, mas também um enorme prazer em comandar a 22° Brigada de Infantaria de Selva.
“É uma felicidade imensa e uma honra comandar essa unidade que é estrategicamente a foz do maior rio do mundo, e junto com quase 2 mil km de fronteira sob nossa responsabilidade, uma área rica com colaboração e união de todos os poderes, tanto na esfera federal como estadual, para que possamos atingir os objetivos propostos”, concluiu o Gal. Marcus Vinícius Gomes, novo comandante da unidade.
O evento contou também com a inauguração do retrato da galeria de ex-comandantes que passaram pela corporação. O general Gobert ressaltou ainda, que após tantas realizações ao longo desse período, o que ficou foi o sentimento de dever cumprido.
Reportagem: Meire Nunes
Imagens: Salgado Jr.