Mundo

Em Munique, Zelensky cobra apoio dos EUA em segurança e fala sobre paz

Autoridades mundiais, incluindo as dos Estados Unidos e da Ucrânia, participam da Conferência de Segurança de Munique

Durante sua participação na Conferência de Segurança de Munique, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, cobrou uma garantia de segurança dos Estados Unidos para o país e falou sobre o acordo de paz sugerido pelo presidente norte-americano, Donald Trump.

Em sua fala direcionada aos Estado Unidos, o ucraniano também comentou a posição da Europa diante do tema e falou sobre o tratado. “A Europa praticamente não está presente à mesa. É um grande erro, na minha opinião”, afirmou, acrescentando: “A paz só pode ser construída sobre garantias claras de segurança. Onde não há um sistema de segurança claro, a guerra sempre retorna”.

O discurso foi feito na presença do secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, que participa do evento representando o governo dos EUA.

Zelensky também falou sobre a expectativa para a nova rodada de negociações do acordo de paz, que deve começar na próxima semana:

“Que as reuniões trilaterais da próxima semana sejam sérias, substanciais, úteis para todos nós. Mas, honestamente, às vezes parece que as partes estão falando coisas completamente diferentes. Os americanos frequentemente voltam ao tema das concessões e, muitas vezes, essas concessões são discutidas apenas no contexto da Ucrânia, e não da Rússia”.

As negociações trilaterais entre Kiev, Moscou e Washington devem acontecer ainda nesta semana, em Genebra, na Suíça.

Rússia sinaliza estar disposta a aceitar acordo de paz

Na última semana, o chanceler russo, Sergey Lavrov, disse que a Rússia está disposta a ampliar a cooperação com os Estados Unidos sob a atual administração, sinalizando uma tentativa de reconfiguração das relações entre as potências em torno do conflito ucraniano.

Além disso, Trump reforçou que Putin está disposto a fechar o acordo e que dependerá da Ucrânia. “A Rússia quer fechar um acordo, e Zelensky vai ter que se mexer, senão vai perder uma grande oportunidade. Ele precisa agir”, disse o republicano.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo