Tempestade solar atingirá a Terra nesta quinta-feira (5); Entenda alerta da Nasa
Nasa capturou uma erupção solar de classe 43.2, consideradas uma das mais potentes

O Observatório de Dinâmica Solar da Nasa detectou, na manhã desta quarta-feira (4), uma erupção solar de classe X4.2, considerada de alta intensidade. O registro, feito às 7h13 (horário dos EUA), marca o pico de uma atividade solar que vem se intensificando desde a última terça-feira (3).
A agência emitiu um alerta a respeito do fato.
Segundo o Centro de Previsão do Clima Espacial da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA), uma ejeção de massa coronal associada à erupção deve passar próxima à Terra. A previsão é que “grande parte do material passe ao norte e leste do planeta no final do dia 5 de fevereiro, possivelmente causando impactos indiretos”.
Os impactos das tempestades solares podem ser sentidos em setores da comunicação. A radiação emitida pela erupção causa perda total de sinal em bandas de comunicação de alta frequência em áreas do lado iluminado da Terra. Usuários de rádio podem enfrentar interrupções que variam de alguns minutos a horas.
As erupções solares são classificadas por letras, sendo a “classe X” a mais potente. O número que acompanha a letra indica a força específica dentro dessa categoria. Embora erupções dessa magnitude não sejam rotineiras, elas são eventos esperados.



