Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizaram uma ação de saúde para os moradores da Comunidade Quilombola Curiaú. A atividade integra a Festividade de São Tomé, que acontece entre 17 e 21 de dezembro.
A iniciativa visa dar visibilidade às necessidades de saúde da comunidade que tem demandas específicas e promover equidade para uma melhor qualidade de vida da população negra.
A moradora do Curiaú Ledi Maria da Silva Souza, de 46 anos, aproveitou a ação para passar no dentista e na massoterapia, junto da filha Fiamma, de 7 anos, que passou por avaliação nutricional. Ela conta que o atendimento humanizado recebido na ação fez toda a diferença.
“O atendimento foi bem humanizado e carinhoso. Quando a gente vem atrás de procedimento, com dor e aborrecimento, e recebemos um atendimento cuidadoso, faz toda diferença”, comentou.
Entre os atendimentos ofertados na ação havia consultas de ginecologia, pediatria, psicologia, nutrição, enfermagem e clínico geral. Assim como vacinação contra Covid-19, Influenza e Tríplice e terapias integrativas como massagem, ventosa, acupuntura e auriculoterapia.
“Planejamos essa ação para a comunidade do Curiaú porque é dos quilombos mais populosos do estado. A saúde da população negra é uma política nacional e integral do SUS para a promoção da saúde dos negros, que é uma população vulnerável e merece todo cuidado e atenção”, afirmou Fernando Oliveira, coordenador da Saúde das Populações Vulneráveis.
A atividade contou com a emenda do vereador Claudiomar Rosa, no valor de R$ 20 mil, que garantiu a execução da ação destinada a fortalecer a atenção à saúde da população negra no município de Macapá.