Mundo

Exército de Israel admite que 70 mil palestinos foram mortos em Gaza

A mídia israelense, oficial das Forças de Defesa de Israel (IDF) afirmou que o número exato de mortos está sendo analisado

A Força de Defesa de Israel (IDF) se alinha ao Ministério da Saúde de Gaza e afirmou que mais de 70 mil pessoas morreram na Faixa de Gaza desde outubro de 2023. A informação foi repassada por um membro do IDF para a mídia israelense.

O oficial afirmou que o IDF estima que o número de mortos no conflito foi de 70 mil. Já o Ministério da Saúde do território palestino contabiliza atualmente 71.667 mortos, incluindo mais de 450 desde o cessar-fogo de outubro de 2025.

Sob condição de sigilo, alto funcionário militar afirmou que o número exato de mortos em Gaza ainda está sendo analisado, e que não se sabe ao certo quantos dos mortos eram membros de grupos terroristas e quantas pessoas morreram diretamente em decorrência dos combates.

Segundo o oficial militar, o número de mortos não inclui os corpos que se acredita estarem enterrados sob os escombros em Gaza, que o Hamas estima serem cerca de 10 mil.

Mesmo com o cessar-fogo, Israel continuou realizando operações ocasionais em Gaza.

Em janeiro deste ano, o Hamas disse que está pronto para dissolver o governo na Faixa de Gaza e entregar a administração do enclave para uma autoridade palestina independente, como parte do acordo de cessar-fogo com Israel. A manifestação foi divulgada pelo porta-voz do grupo, Hazem Qassem.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo