Saúde

Endocrinologista indica “maneira simples” de controlar a glicose

Especialista explica como essa “alavanca” ajuda a regular a glicose, ou seja, o açúcar no sangue

Eis a questão: o que regula a glicose? De acordo com a endocrinologista Jacy Maria Alves, ciência e simplicidade podem caminhar juntas quando o assunto envolve controle glicêmico “sustentável”. Mestra em medicina interna, a especialista explica que uma “alavanca clássica” ganha potência quando integrada ao consumo de fibras, à redução da ingestão de açúcares e ultraprocessados, ao sono de qualidade e ao manejo do estresse.

Segundo a metabologista, a principal maneira de controlar o açúcar no sangue requer “se mover com propósito”. “O músculo é o maior consumidor de glicose do corpo”, garante.

A médica destaca que a contração muscular abre “portas” – ou seja, aciona a proteína transportadora da substância, a GLUT4 – para a glicose entrar no músculo, independentemente da insulina. O efeito desse processo é a redução da glicemia pós-prandial e a melhora da sensibilidade insulínica nas horas e dias seguintes.

Conforme a endocrinologista, exercícios aeróbicos, a exemplo de caminhada rápida, ciclismo e natação, e de resistência, como a musculação, são complementares. “A combinação é superior a cada modalidade isoladamente para o controle glicêmico”, argumenta.

Jacy recomenda fazer pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada por semana, distribuídos em mais ou até três dias, sem ficar mais de dois consecutivos sem se exercitar. Outra orientação da especialista é ter duas ou três sessões de treinamento de força semanalmente envolvendo os grandes grupos musculares.

A metabologista sugere interromper o tempo sentado a cada 30 ou 60 minutos, com dois ou três minutos de movimento leve. “Essas ‘quebras’ já reduzem a glicemia pós-refeição”, defende a médica. Ela reitera que “a glicose tende a responder” após a execução dessas práticas e, consequentemente, há a melhora de energia, foco e saúde metabólica.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo