“Gás do Povo” amplia recarga gratuita de botijão para 950 mil famílias; veja quem tem direito
Programa começa distribuição em 17 capitais; migração do antigo benefício será em fevereiro

O Gás do Povo entrou na 2ª etapa com ampliação para 950 mil famílias, que terão recarga gratuita em botijão de 13 kg em mais de 10 mil revendas credenciadas.
O programa vai substituir o Auxílio Gás e deverá concluir a migração até março, atendendo 15 milhões de pessoas, em todos os 5.571 municípios do país.
No novo formato, em vez de repassar o valor do gás de cozinha para as famílias, é distribuído um vale para a recarga gratuita do botijão na revendedora autorizada.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, serão contempladas 17 capitais que não participaram da primeira fase, realizada em novembro de 2025.
Foram incluídas agora: Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e Vitória (ES). Além do MDS, a iniciativa envolve o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Caixa.
Quem tem direito
Para fazer parte do programa, a família deve ser beneficiária do Bolsa Família com pelo menos duas pessoas, ter renda per capita de até meio salário-mínimo e manter seu Cadastro Único atualizado nos últimos 24 meses.
Além disso, é essencial que o CPF do responsável familiar esteja regular, e que o cadastro não apresente pendências como averiguação cadastral ou indício de óbito.
Aplicativo
No aplicativo “Meu Social – Gás do Povo”, as famílias podem verificar se estão elegíveis, conferir a situação do vale e encontrar revendas credenciadas. Além do telefone e endereço de pontos credenciados, caso a pessoa queira ligar para o estabelecimento e tirar dúvidas.
Para quem não tem acesso pela internet, há opções como o cartão do Programa Bolsa Família (com chip); cartão de débito da Caixa; informar CPF do responsável familiar na maquininha do cartão, a “Azulzinha”, ou no aplicativo “Azulzinha Aproxima” na revenda e receber o código via SMS no celular.
Primeira etapa
Em novembro de 2025, foi realizada a primeira concessão do Gás do Povo para um milhão de famílias em dez capitais: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), São Paulo(SP), Salvador (BA) e Teresina (PI).
Por ano, distribuição será de até seis botijões para famílias com quatro ou mais pessoas, e de até três botijões para famílias de duas pessoas.
Como funciona?
- Os beneficiários vão recarregar os botijões gratuitamente nas revendas credenciadas.
- A autorização vai ser feita por meio de aplicativo, cartão do programa, QR Code ou cartão do Bolsa Família com validação eletrônica no ato da retirada.
- Depois é só apresentar o vale na revendedora, sem custo para o beneficiário.
- Para identificar os revendedores do programa, será disponibilizado aplicativo com a lista atualizada da lojas.
- Os revendedores terão identidade visual padronizada com o nome e marca do programa.
Benefício
- Para ter direito, a família tem de estar inscrita no CadÚnico, cadastro de famílias de baixa renda do governo federal
- Para se inscrever, basta ir pessoalmente em um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou outro posto de atendimento do município. O cadastro é gratuito.
- As famílias devem ter renda per capita de até meio salário mínimo, com prioridade para quem recebe o Bolsa Família.
- Quem recebe o Auxílio Gás terá migração automática a partir de fevereiro.



