REMUME fortalece o acesso a medicamentos essenciais na rede pública
Documento aprimora a assistência farmacêutica, padroniza tratamentos e garante mais segurança para os usuários da rede municipal

A Prefeitura de Macapá oficializou o lançamento da primeira Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME), documento que passa a orientar a seleção, aquisição e utilização dos medicamentos distribuídos na rede pública municipal de saúde.
A iniciativa representa um marco histórico para a Assistência Farmacêutica do município e inaugura um novo padrão de organização e segurança no cuidado à saúde.
A REMUME define os medicamentos essenciais para Macapá, reorganiza os itens por grupos terapêuticos, segue o sistema de Classificação Anatômica Terapêutica Química ( ATC) e oferece diretrizes para prescrição, dispensação e uso racional. O documento também fundamenta o planejamento de compras e processos de licitação, tornando a gestão mais eficiente e reduzindo riscos de desabastecimento nas Unidades Básicas de Saúde.
A secretária municipal de saúde, Drª Erica, reforçou que o lançamento do documento representa um marco do SUS em Macapá.
“Esse documento organiza oficialmente os medicamentos essenciais do município, fortalece a gestão, garantindo segurança aos profissionais e ampliando o acesso da população a tratamentos adequados” disse a gestora.
A Prefeitura de Macapá avança e reforça que o REMUME faz parte de um conjunto de ações voltadas à qualificação dos serviços de saúde, garantindo que cada usuário tenha acesso aos medicamentos essenciais para seu tratamento e qualidades de vida.



