Geral

Com investimento de R$ 1,1 bilhão, Bets se consolidam como maior parceira do futebol brasileiro

Cerca de 17,7 milhões de brasileiros realizaram apostas esportivas no primeiro semestre de 2025

Para qualquer fã ou observador do futebol brasileiro, é impossível ignorar o fenômeno das bets. As casas de apostas esportivas se tornaram onipresentes, dominando a paisagem do esporte: suas propagandas pulam da tela nos intervalos dos jogos, estampam uniformes de clubes e inundam as redes sociais. Essa massiva exposição não é casual.

Desde 2019, as operadoras de apostas se estabeleceram como pilares centrais no investimento do futebol nacional, se transformaram nas patrocinadoras majoritárias de grandes e pequenos times, e assumindo o controle das principais competições do País. O dinheiro das apostas agora dita o ritmo do jogo.

O levantamento Panorama do Mercado de Apostas de Quota Fixa, desenvolvido pela LCA Consultores Econômica e pela Cruz Consulting, a pedido do Instituto Brasileiro de Jogo Responsável (IBJR) e da Associação Nacional de Jogos e Loterias (ANJL), aponta que o valor do patrocínio master por temporada dos clubes da Série A do Brasileirão é superior ao montante de R$ 1,1 bilhão.

Até 2018, o cenário era completamente diferente, com as equipes da elite estampando o logo de empresas estatais como, por exemplo, a Caixa Econômica Federal. Com a entrada em vigor da Lei 13.756/2018, o setor de apostas de quota fixa passou a ser regulamentado, e as operadoras começaram a integrar os uniformes dos clubes brasileiros já em 2019, ainda de forma tímida. 

Em 2025, 18 dos 20 clubes da Série A contam com apoio master do setor, com as operadoras de apostas representando 90% das instituições patrocinadoras dos times da primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O investimento de R$ 1,172 bilhão, segundo a pesquisa, é quatro vezes maior do que no início da década, e equivale a 5 campanhas de título da Libertadores; ou 8 campanhas de título da Copa do Brasil; ou 23 campanhas de título no Brasileirão. 

Entre os clubes, os maiores patrocínios são: Flamengo (R$ 268,5 milhões); São Paulo (R$ 113 milhões); Corinthians (R$ 103 milhões); Palmeiras (R$ 100 milhões); Vasco (R$ 70 milhões); Atlético-MG (R$ 60 milhões); Botafogo (R$ 55 milhões); Santos (R$ 52,5 milhões); e Fluminense (R$ 52 milhões). 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo