Banner principalExtremo NorteNotíciasSaúde

Amapá confirma caso de raiva humana com provável infecção em Oiapoque

A Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS/AP) confirmou, por meio de exames laboratoriais do Instituto Pasteur/SP, um caso de raiva humana cujo local provável de infecção (LPI) é a região do Cabo Orange, no município de Oiapoque.

O paciente, identificado pelas iniciais M.S.R.S., 24 anos, residente em São Caetano de Odivelas (PA), estava no Amapá há cerca de três meses, trabalhando na pesca do caranguejo.

Durante uma atividade na área do Cabo Orange, ele sofreu agressão de um primata não humano, incidente que se tornou o ponto central da investigação epidemiológica.

Segundo a SVS, os exames confirmatórios detectaram o vírus da raiva por RT-PCR em saliva e em biópsia, além de sequenciamento genético que identificou a variante AgV3, normalmente associada a morcegos hematófagos da espécie Desmodus rotundus.

Diante da gravidade do caso, a equipe técnica da Unidade de Controle de Zoonoses desloca-se nos próximos dias para Oiapoque, onde realizará investigação epidemiológica in loco, atividades de vigilância ampliada, avaliação de possíveis epizootias e identificação de riscos associados à circulação de variantes do vírus.

Também haverá capacitação de profissionais de saúde, principalmente na interpretação correta do Protocolo de Profilaxia da Raiva Humana.

Após a missão, será produzido um Relatório Estadual de Investigação, que será repassado ao Estado do Pará e integrado ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo