Atlético-MG busca título inédito da Sul-Americana contra o Lanús
Galo pode encerrar jejum de brasileiros na competição, neste sábado (22), às 17h, no Estádio Defensores del Chaco

O Atlético Mineiro vai em busca do título inédito da Sul-Americana contra o Lanús, neste sábado (22), às 17h (horário de Brasília), no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai. O Galo pode encerrar um jejum de quatro anos dos clubes brasileiros sem vencer o torneio continental.
Em 2021, o Athletico Paranaense conquistou o bicampeonato da Sula diante do RB Bragantino e se tornou o último brasileiro a vencer. No ano passado, o Cruzeiro bateu na trave e perdeu para o Racing por 3 a 1 na final.
Enquanto o Lanús já venceu a Sul-Americana em 2013, essa será a primeira decisão do Atlético-MG, que busca aumentar a coleção de títulos continentais. O Galo já tem no currículo a Libertadores de 2013, a Recopa Sul-Americana de 2014 e a Copa Conmebol em 1992 e 1997, o último título sendo conquistado diante do Lanús há 28 anos.
Atlético-MG pode ter dois desfalques para a final
Às vésperas da decisão, durante o treino da última quinta-feira (20), o volante Alan Franco teve uma lesão muscular confirmada, e não foi ao gramado nos treinamentos de sexta-feira (21). O equatoriano passa por fisioterapia a fim de se recuperar a tempo.
Ele não seria o único desfalque, já que o também volante Patrick está fora da final. Com isso, Jorge Sampaoli deve optar por Fausto Vera ou Igor Gomes para jogar na posição.
Lanús é o clube argentino com mais finais continentais
Nos últimos 15 anos, Lanús e River Plate foram os clubes argentinos a chegarem a mais finais continentais. A equipe, finalista da Sula em 2025 e em 2013, quando foi campeão, e da Libertadores em 2017, vive uma história de reconstrução.
O clube chegou a disputar a terceira divisão argentina durante a década de 1970 e voltou a elite do futebol do país a partir de 1990 sob a gestão de Nicolás Russo, nome tradicional da política do esporte na Argentina. Na campanha de 2025, um dos principais nomes da equipe é o artilheiro Rodrigo Castillo, autor de três gols nas semifinais contra o Universidad de Chile.
Rony e Hulk podem conquistar feitos inéditos
Neste sábado (22), dois veteranos do Atlético-MG podem conquistar feitos inéditos. Hulk pode vencer o primeiro título continental da carreira aos 39 anos. Já Rony pode se tornar o primeiro jogador brasileiro a ser bicampeão tanto da Sul-Americana quanto da Libertadores.
O atacante de 33 anos foi campeão da Sula em 2018 com o Athletico-PR e da Libertadores com o Palmeiras, em 2020 e 2021. A experiência dos atletas é fundamental para essa decisão. Hulk, inclusive, foi o herói da classificação do Galo contra o Independiente del Valle nas semifinais.



