Banner principalSaúde

AP solicitou ao Ministério da Saúde o envio de antídotos diante casos de metanol

O encaminhamento foi realizado na última sexta-feira (3), de forma preventiva, após treze estados confirmarem casos de intoxicação por metanol

Por Redação Equinocio Play

Apesar do crescente número de casos suspeitos e confirmados por intoxicação por Metanol em algumas cidades e capitais do Brasil, o estado do Amapá não possui nenhum caso registrado até o momentos. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a solicitação do antídoto é de caráter preventivo.

O total de notificações de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica chegou a 225 no Brasil, sendo 16 casos confirmados e 209 em investigação, conforme o mais recente balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (6). A maioria dos casos está em São Paulo, que registra 14 confirmações e 178 notificações em investigação.

Os casos veem chamando a atenção das autoridades locais e se organizam para atender qualquer demanda que possa surgir no território amapaense.

“Isso já está acontecendo em vários estados da federação e, claro, pode chegar ao Amapá. […] estamos preparando todos os protocolos orientados pelo Ministério da Saúde para lidar com possíveis envenenamentos. O Ministério pode fornecer o antídoto, e por isso, já encaminhamos o pedido para garantir que o Amapá também esteja preparado”, afirmou a secretária de Saúde do estado, Nair Mota.

O metanol é um álcool usado industrialmente em solventes e outros produtos químicos, é altamente perigoso quando ingerido. Inicialmente, ataca o fígado, que o transforma em substâncias tóxicas que comprometem a medula, o cérebro e o nervo óptico, podendo causar cegueira, coma e até morte. Também pode provocar insuficiência pulmonar e renal

Até o momento, 13 estados estão estão com casos notificados: Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba, Ceará e mais o Distrito Federal. Bahia e Espírito Santo tiveram os casos registrados descartados.

Quais os sintomas por intoxicação por metanol?

Segundo o ministério da Saúde, os principais sintomas devido à intoxicação por metanol podem aparecer entre 12h e 24h após a ingestão da substância. É importante redobrar a atenção porque os sinais se associam aos de uma ressaca comum. São eles: 

  • Dor abdominal; 
  • Visão adulterada; 
  • Confusão mental; 
  • Náusea. 

Diante desses sinais, o paciente deve procurar o atendimento médico no serviço de emergência mais próximo a sua casa para investigação, diagnóstico e tratamento adequado.

A orientação é que, ao chegar à unidade de saúde, a pessoa com sintomas informe que consumiu bebida alcoólica e em qual contexto. O ideal é que o paciente relate, por exemplo, se esteve em uma festa antes de procurar atendimento no SUS, que tipo de bebida ingeriu, se haviam rótulos nas embalagens e qual foi o horário da ingestão.

Tratamento

Para os casos confirmados de intoxicação por metanol, o antídoto recomendável é o etanol farmacêutico. O produto é feito por laboratórios e farmácias de manipulação, em grau de pureza adequado para uso médico. A administração, intravenosa ou oral, é sempre controlada. Quando há necessidade clínica, os Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) ou as secretarias de saúde solicitam a manipulação do produto. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo