Geral

LATAM e Embraer firmam acordo para até 74 aeronaves E195-E2

O grupo LATAM Airlines anunciou um acordo com a Embraer para a aquisição de até 74 aeronaves E195-E2. O pedido contempla 24 entregas firmes e 50 opções adicionais. As primeiras entregas ocorrerão no segundo semestre de 2026, inicialmente para a LATAM Airlines Brasil, com possibilidade de expansão para outras afiliadas.

O investimento, estimado em aproximadamente US$ 2,1 bilhões (preço de tabela), visa ampliar a malha aérea regional, permitindo à companhia abrir até 35 novos destinos além dos 160 já operados. A medida reforça a estratégia de expansão doméstica e regional implementada pelo grupo nos últimos quatro anos.

Segundo o CEO do grupo, Roberto Alvo, “nos últimos quatro anos, o grupo LATAM tem se concentrado na expansão de sua malha aérea doméstica e regional, criando a forma mais abrangente e integrada de viajar dentro da América do Sul. A decisão do grupo LATAM é baseada na excelente eficiência do Embraer E195-E2 e sua versatilidade, que nos permitirão seguir em nossa trajetória de crescimento com rentabilidade, ampliando essa conectividade por meio da abertura de novos destinos, oferecendo ainda mais opções aos nossos passageiros, aproximando comunidades e impulsionando também o desenvolvimento econômico e social”.

O presidente e CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, destacou: “essa parceria estratégica com o grupo LATAM reflete a necessidade da companhia aérea em escolher a aeronave mais eficiente e adequada para complementar sua frota e apoiar seu próximo ciclo de crescimento na América do Sul. O E195-E2 permitirá que as afiliadas da LATAM conectem mais destinos com a capacidade certa, ao mesmo tempo em que oferecem maior conforto aos passageiros”.

O E195-E2 é equipado com motores Pratt & Whitney GTF, aerodinâmica avançada e tecnologia fly-by-wire. O modelo oferece até 30% de redução no consumo de combustível por assento em comparação com aeronaves da geração anterior.

Atualmente, a frota do grupo LATAM soma 362 aeronaves, incluindo 283 Airbus narrow-bodies, três Airbus wide-bodies em leasing de curto prazo, 56 Boeing wide-bodies e 20 cargueiros Boeing. Desde 2021, a malha aérea da empresa cresceu de 129 para 160 destinos de passageiros.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo