Da Redação
No próximo sábado, 10, acontece o lançamento de um livro que conta história do desenvolvimento econômico a partir da instalação da Icomi. A obra “Icomi, os anos dourados da economia do Amapá e suas consequências”, retrata sobre os aspectos positivos e negativos do setor mineral no Estado e como foi a participação da empresa nesse processo.
“No período que aconteceu sobre o projeto de desenvolvimento da Icomi, houve uma gama de benefícios para o Estado do Amapá. Mercado Central, Colégio Amapaense, Escola Técnica, Hospital Geral, Usina Coaracy Nunes, entre outros, foram todos construídos com os royalties que o antigo Território Federal do Amapá recebeu; porém houve uma consequência, pois não existia a preocupação com o meio ambiente, e como membro da CPI da Assembleia Constituinte, percebemos uma grande contaminação do Rio Amapari, com a alta concentração de arsênio, provocando o nascimento de muitos bebês com problemas de deficiência; por isso, o título do livro, benefícios e consequências”, disse o economista Maurício de Sena Junior.
Esse desenvolvimento trouxe muitas transformações sociais não só no Estado, como toda a região ribeirinha circunvizinha. Só dos lados das ilhas do Pará, vieram quase 3000 trabalhadores para trabalhar na Icomi, totalizando quase 25 mil vindas de todo o país.
Reportagem: Patrick Almeida
Imagens: Paulo Leal