Rodada de Negócios da 54ª Expofeira impulsiona números da economia no AP
A ação gerou oportunidades de contratos, networking e abertura de mercado para pequenos negócios locais.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) contabilizou os resultados da Rodada de Negócios, lançado na 54ª Expofeira Agropecuária do Estado do Amapá, voltada para aproximar empreendedores locais de grandes fornecedores dos setores de construção civil, agronegócios, supermercados, logística, petróleo, gás e energia elétrica. O movimento promove conexões estratégicas e oportunidades para empresas do estado.
A 54ª Expofeira do Amapá movimentou recursos em diferentes setores da economia, fortalecendo desde grandes investimentos até iniciativas voltadas a pequenos empreendedores.
Confira
• R$ 139 milhões – Operações de crédito e financiamento com o Banco da Amazônia (Basa)
• R$ 582 milhões – Negociação com a Mina Tucano, consolidando a mineração como um dos motores da economia.
• R$ 15 milhões – Projetos de Reurb, garantindo avanços em regularização fundiária.
• R$ 12,6 milhões – Setor de gastronomia, impulsionado pela diversidade culinária da feira.
• R$ 6 milhões – Vendas de concessionárias de veículos.
• R$ 24 milhões – Negócios no setor imobiliário.
• R$ 7,2 milhões – vendas de empreendedores populares.
• R$ 609 mil – Empresas do Selo Amapá, voltadas à valorização da produção local.
• R$ 575 mil – Programa Minha Primeira Empresa, incentivando novos negócios.
• R$ 5 milhões – Comercialização no setor de bebidas e entretenimento.
• R$ 1,5 milhão – Parque de diversões instalado no espaço da feira.
• R$ 540 mil – Operação do estacionamento do Parque de Exposições.
Agronegócio
O agronegócio também teve destaque na feira, com investimentos que reforçam a produção rural e a modernização do campo.
• R$ 139,5 milhões – Plano Safra, voltado ao financiamento da produção agrícola.
• R$ 95 milhões – Aquisição de máquinas agrícolas e implementos da Codevasf.
• R$ 12 milhões – Amapá AgroSummit, com foco em inovação e tecnologia no campo.
• R$ 2 milhões – Leilões e comercialização direta de animais e produtos.
• R$ 124 mil – Negócios dos expositores do Rurap.
• R$ 127 mil – Vitrine do Produtor, espaço dedicado a pequenos agricultores
Confira outros números
• Relações Comerciais
O evento reuniu mais de 100 empresários do Brasil e do mundo, como a Câmara de Comércio entre Brasil e China. Uma delegação da Guiana Francesa, composta pelo Centro Técnico de Gestão (CTG), pela Câmara de Comércio e pelo Comitê de Turismo, também participou das agendas.
Além disso, estiveram presentes instituições estratégicas como a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a Petrobras Transporte (Transpetro), a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (Abespetro), além da própria Petrobras, que participou pela primeira vez com um estande exclusivo do setor de petróleo e gás
• Turismo
O impacto no turismo foi expressivo. Durante os nove dias de programação, os hotéis e pousadas do centro de Macapá registraram 100% de ocupação, chegando a 98% no total da capital. Cerca de 7 mil turistas desembarcaram no aeroporto internacional de Macapá, enquanto mais de 13 mil cruzaram a Ponte Binacional. A rodoviária da capital também recebeu 2,6 mil passageiros.
• Sustentabilidade
A feira adotou medidas de cuidado ambiental e de gestão de resíduos. Foram instalados 650 pontos de coleta de lixo em todo o Parque de Exposições, o que resultou na retirada de 131 toneladas de resíduos. Desse total, 3 toneladas foram destinadas à reciclagem, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.