Cidade

SMVS confirma baixo risco de infestação do Aedes aegypti no 3º ciclo do LIRAa 2025 em Macapá

Levantamento inspecionou 6.833 imóveis entre 5 e 15 de agosto e mostrou redução dos índices do mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya

A Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), confirmou que Macapá permanece em baixo risco de infestação predial pelo Aedes aegypti. O resultado faz parte do 3º Ciclo do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) de 2025, realizado entre os dias 5 e 15 de agosto em 57 bairros da capital, pela equipe da Divisão de Controle de Dengue.

Ao todo, 6.833 imóveis foram inspecionados. O índice de infestação predial do Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue) caiu de 1,1% para 0,5%. Os principais criadouros encontrados foram pneus (53,1%), lixos e resíduos sólidos descartados inadequadamente (25%), caixas d’água (9,4%) e depósitos ao nível do solo, como baldes e cisternas (3,1%).

De acordo com o secretário da SMVS, Gilmar Domingues, os resultados positivos são fruto de ações eficazes. “Devido ao intenso trabalho realizado pelos agentes de endemias estamos conseguindo combater o mosquito Aedes aegypti. Ainda sim, a prefeitura de Macapá continua vigilante com em suas ações”, reforçou.

A prefeitura reforça que o combate ao mosquito é uma responsabilidade compartilhada. O descarte correto de resíduos e a eliminação de recipientes que acumulam água continuam sendo fundamentais para evitar a proliferação do vetor.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo