Premier do Catar promete resposta ao ataque de Israel contra o país
De acordo com o primeiro-ministro do Catar, retaliação a Israel será coordenada com outros países do Oriente Médio

O primeiro-ministro do Catar, xeique Mohammed bin Abdul Rahman Al Thani, prometeu que o país vai responder os ataques de Israel em Doha, em coordenação com outras nações do Oriente Médio.
“Há uma resposta que virá da região”, disse o primeiro-ministro do Catar. “Essa resposta está, atualmente, em consulta e discussão com outros parceiros na região”.
Al Thani classificou os bombardeios israelenses no país como “terrorismo de Estado” e disse não ter palavras para expressar o quanto o Catar está “enfurecido”. Ele, porém, não deixou claro quais outros países da região estariam discutindo uma possível retaliação contra Israel, nem qual o caráter da possível resposta.
O primeiro-ministro catari já havia declarado que o país se reservava ao direito de responder a operação das Forças de Defesa de Israel (FDI) na capital do Catar, Doha. Os bombardeios israelenses no país aconteceram na terça-feira (9). Tinham líderes do Hamas como alvos.
Apesar da operação militar de Israel no Catar, as principais lideranças do Hamas sobreviveram ao ataque. Ainda assim, seis membros ligados ao grupo palestino foram mortos nos bombardeios.

Após a ação, o premiê Benjamin Netanyahu criticou o governo local, e ameaçou o Catar, onde figuras importantes da ala política do Hamas residem. “Digo ao Catar e a todas as nações que abrigam terroristas: expulsem-os ou os levem à Justiça”, disse Netanyahu. “Porque se vocês não fizerem, nós vamos fazer”.