Mundo

Hamas aceita proposta de cessar-fogo mediada pelo Egito

Trégua aceita pelo grupo Hamas prevê pausa de 60 dias, libertação de reféns e troca de prisioneiros. Israel segue sem se pronunciar

O Hamas anunciou que aceitou a proposta de cessar-fogo apresentada pelos mediadores do Egito e do Catar. O acordo inclui a suspensão das operações militares na Faixa de Gaza por 60 dias, além da troca de metade dos reféns israelenses mantidos pelo grupo por prisioneiros palestinos.

A informação foi confirmada por Basem Naim, alto funcionário do Hamas, em publicação no Facebook. “O movimento deu sua aprovação à nova proposta apresentada pelos mediadores”, afirmou.

Segundo uma fonte oficial egípcia ouvida pela mídia internacional, o plano é visto como um possível caminho para um acordo abrangente que encerre a guerra de quase dois anos.

Israel ainda não se pronunciou sobre a proposta. De acordo com pessoas próximas às negociações, o texto é praticamente idêntico a uma versão apresentada anteriormente pelo enviado especial dos Estados Unidos, Steve Witkoff, que já havia recebido aval de Tel Aviv.

Após a divulgação da decisão do Hamas, o chanceler do Egito, Badr Abdelatty, declarou que o país está disposto a integrar uma força internacional em Gaza, desde que o envio seja respaldado por resolução do Conselho de Segurança da ONU. O ministro também reforçou que o Egito apoiará iniciativas em prol da criação de um Estado palestino.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo