Banner principalMundo

Cúpula de Trump, Zelensky e líderes europeus sinaliza solução à guerra

Encontro entre Donald Truymp, Volodymyr Zelensky e líderes abordou cessar-fogo, garantias de segurança e cúpula trilateral com Putin

Seis meses após o tenso bate-boca com Donald Trump, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, retornou à Casa Branca. Desta vez, o encontro reuniu também líderes europeus, em busca de avanços nas negociações de paz, ou pelo menos cessar-fogo, para o conflito contra a Rússia.

A cúpula, organizada por Trump, terminou com um bom aceno do lado russo: uma ligação direta ao líder da Rússia, Vladimir Putin, confirmada pela Casa Branca e pelo Kremlin. O telefonema abriu caminho para a possível realização de uma cúpula trilateral entre Trump, Zelensky e Putin, sinalizando nova etapa na busca por um cessar-fogo.

Segundo Trump, a reunião na Casa Branca contou com a participação de figuras-chave do cenário internacional: Emmanuel Macron (França), Giorgia Meloni (Itália), Friedrich Merz (Alemanha), Keir Starmer (Reino Unido), Ursula von der Leyen (Comissão Europeia), Alexander Stubb (Finlândia) e Mark Rutte (Otan).

O encontro teve como foco principal as garantias de segurança para a Ucrânia, fornecidas em coordenação entre Washington e capitais europeias, além do alinhamento sobre estratégias para encerrar a guerra, que perdura há três anos.

Telefonema a Putin

Logo após a reunião, Trump anunciou que havia falado por telefone com Putin. De acordo com declaração oficial do republicano, a conversa foi um passo “inicial, mas muito bom”, para um processo de paz.

“Ao final das reuniões, liguei para o presidente Putin e comecei a organizar uma reunião, em local a ser definido, entre ele e o presidente Zelensky. Após esse encontro, teremos uma reunião trilateral, que seria composta por nós três. Todos estão muito felizes com a possibilidade de paz para a Rússia e a Ucrânia”, afirmou.

O Kremlin confirmou a ligação por meio do assessor Yuri Ushakov, que destacou o “agradecimento caloroso” de Putin a Trump pela hospitalidade durante a recente cúpula no Alasca e pelos esforços pessoais do republicano em busca de uma solução negociada.

Ushakov acrescentou que Moscou e Washington discutiram elevar o nível das negociações diretas entre delegações russas e ucranianas, além de manter contato próximo sobre outras questões bilaterais e internacionais. Fontes afirmaram que Putin sinalizou a Trump estar pronto para encontrar com Zelensky.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo