PF prende em Macapá foragida que recrutava ‘mulas’ para tráfico internacional

Uma mulher apontada como principal articuladora de um esquema de tráfico internacional de drogas em Oiapoque foi presa nesta segunda-feira (11) pela Polícia Federal. A captura ocorreu graças à ação conjunta do Grupo de Capturas da PF e policiais da Delegacia de Oiapoque.
De acordo com as investigações, a suspeita era responsável por recrutar mulheres para atuar como “mulas”, engolindo invólucros com entorpecentes para transportá-los à Europa. O aliciamento ocorria principalmente pelas redes sociais, com a escolha e envio das recrutadas para o exterior. Pelo menos três mulheres de Oiapoque foram presas no exterior a serviço da organização: duas na França, que já cumpriram pena, e uma que segue detida em Portugal.
O mandado de prisão cumprido hoje é decorrente da operação No Show, deflagrada em maio deste ano. Na ocasião, a investigada conseguiu fugir para a Guiana Francesa, onde permaneceu até ser localizada. A Justiça Federal de Oiapoque também expediu mandado de busca pessoal, cumprido no momento da abordagem.
Após os procedimentos na Superintendência Regional da Polícia Federal no Amapá, a presa foi encaminhada ao Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN), onde ficará à disposição da Justiça.