A comunidade de Freguesia foi a primeira a receber a ação humanitária realizada pelo Governo do Estado que distribui caixas d’água para famílias afetadas pela salinização da água do rio, no Arquipélago do Bailique e na Vila do Sucuriju – distritos dos municípios de Macapá e Amapá, respectivamente.
Nesta segunda etapa, ocorrida neste fim de semana, 335 novas caixas d’água serão distribuídas entre famílias de 8 comunidades do Bailique. Em junho deste ano, outros 400 reservatórios foram entregues na primeira etapa da ação, realizada na comunidade de Filadélfia e arredores.
Além das caixas d’água, os beneficiários também recebem kits com produtos químicos que auxiliam no tratamento de água. Esses equipamentos podem ser utilizados para tratar e armazenar o líquido durante o período de estiagem, que ocorre no segundo semestre, quando o fenômeno de salinização se intensifica.
Por estarem localizados em um local de difícil acesso, os moradores do Arquipélago do Bailique não conseguem água potável com facilidade. E quando as opções de acesso à água estão reduzidas, recorrem a meios alternativos para conseguir o produto.
Esta ação é um esforço conjunto da Secretaria da Inclusão e Mobilização Social (SIMS), Companhia de Água e Esgoto do Amapá (CAESA) e Defesa Civil Estadual, que trabalham para identificar e amparar as famílias que precisam desse auxílio.
O trabalho continua
A próxima localidade a ser contemplada com a iniciativa do Governo será a Vila do Sucuriju, pertencente ao município de Amapá, que também é atingida pela salinização da água. Lá, cem por cento das famílias serão beneficiadas com a distribuição de 110 caixas d’água, além de produtos de tratamento de água e base para apoiar os reservatórios.