Da Redação
O Amapá é destaque nacional quando o assunto é esporte paraolímpico, e agora o Estado conta com um centro de referência paraolímpico para o treinamento de atletas nas modalidades de atletismo e natação.
“Abrimos este centro para atender 4 tipos de modalidades: atletismo (que já estamos trabalhando), natação, parabadmington e o tiro com arco. Especificamente, nas modalidades, estamos atendendo o público nas categorias deficientes visual ou cego total, deficiência parcial (5% a 20% da visão) e deficiência física (envolvendo cadeirantes, P6). Muitos têm nos procurado com sintomas do autismo. Esse público é um projeto a parte que estamos estudando, pela expressividade diferenciada”, disse Dilson Belfort, coordenador do Centro Paraolímpico.
Hoje, no centro, treinam aproximadamente 30 atletas participando das atividades, mas no entorno do Estado, o atendimento chega a quase 60. Esse número aumenta porque o centro realiza atividades nas escolas, e quando chega próximo do período de competições, aumenta o número de participantes.
Lembrando ainda que para realizar a inscrição, não se tem nenhum trâmite burocrático. As pessoas que se encaixam dentro das categorias especificadas bastam procurar o centro, dentro do campus da Unifap – Macapá.
Hoje, o Amapá está tendo representatividade no estado de São Paulo, com a turma escolar, e para o próximo ano, o calendário está “recheado” de competições.
Reportagem: Patrick Almeida
Imagens: Manoel Junior