Papa Francisco

Vaticano diz que regra de 120 cardeais não vale e que todos os cardeais estarão no conclave

A medida consolida a linha de Francisco de ampliar a representatividade no Colégio dos Cardeais

O Vaticano confirmou que todos os cardeais com direito ao voto poderão participar do próximo conclave, mesmo que o número ultrapasse o limite tradicional de 120 eleitores. A decisão foi anunciada pela Congregação dos Cardeais, que divulgou uma nota oficial abordando questões debatidas nos últimos dias.

Segundo o comunicado, o Papa Francisco, ao nomear mais de 120 cardeais eleitores – número máximo estabelecido pela Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, de 1996 – exerceu sua autoridade suprema para dispensar essa norma. Dessa forma, os cardeais que ultrapassam esse limite estão autorizados a participar da eleição do novo pontífice, conforme o artigo 36 da mesma constituição.

A medida consolida a linha de Francisco de ampliar a representatividade no Colégio dos Cardeais, incluindo vozes de diferentes regiões e realidades da Igreja. Com isso, o próximo conclave poderá contar com a participação total dos cardeais eleitores, sem restrições de número.

A Congregação também informou que o cardeal Giovanni Angelo Becciu decidiu, voluntariamente, não participar do conclave. A decisão, segundo a nota, foi motivada pelo desejo de “contribuir para a comunhão e a serenidade do processo”.

O gesto foi elogiado pelos demais cardeais, que expressaram apreço pela postura do religioso, envolvido em investigações judiciais dentro do Vaticano.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo