Banner principalCidade

Encontro entre trabalhadores do campo e da floresta promove a saúde e segurança no manejo da produção

O evento aconteceu na segunda-feira (28) e nesta terça-feira (29) no Sebrae, em Macapá para os trabalhadores extrativistas do Estado.

O Encontro Estadual de Saúde e Segurança para os Trabalhadores do Campo e da Floresta, realizado em Macapá, na segunda-feira (28) e terça-feira (29), realizado no Sebrae, busca fortalecer a prevenção de acidentes e doenças em atividades rurais de campo e florestas. A ação foi promovida pelo Governo do Amapá, via Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), com o apoio da Secretaria de Estado da Mineração (SEMIN) na mobilização de lideranças cooperativistas.

O evento visa promover a saúde e segurança dos trabalhadores que atuam no campo e na floresta, áreas onde os riscos são elevados devido à natureza do trabalho, ao isolamento, e à exposição a agentes perigosos.

A intenção do encontro foi disseminar informações sobre prevenção de acidentes, uso de equipamentos de proteção individual (EPI), higiene e saúde no trabalho, noções de direitos dos trabalhadores do campo, além de fortalecer a rede de apoio aos trabalhadores.

O evento é crucial para a proteção dos trabalhadores rurais e florestais, que enfrentam riscos de acidentes com máquinas e equipamentos, exposição a produtos perigosos e zoonoses, além de doenças ocupacionais.

Mineração

As lideranças cooperativistas do setor de mineração de Tartarugalzinho e Vila Nova, se reuniram em confraternização para celebrar a união do segmento e a busca pela avanço por melhor qualidade de vida no trabalho.

Segundo o líder e conselheiro nacional de mineração, Chico Nogueira, o encontro é um importante passo para esclarecer a população sobre o trabalho da classe.

“Esse é um momento em que podemos fortalecer laços com a categoria e desmistificar preconceitos contra o trabalhador da mineração”, disse Nogueira.

Para o Secretário de Mineração, Jotávio Gomes, uma das maiores virtudes do encontro é a divulgação de informações sobre a atividade minera e seus trabalhadores, e a formação de uma identidade para o setor.

“A Secretaria de Mineração está participando porque nossos trabalhadores convivem com esse ambiente do campo e da floresta. E eles são carentes dessas informações, desse contato institucional com outros órgãos do governo. O motivo desse seminário é esse, levar o conhecimento e identidade para esses trabalhadores da floresta”, completou Gomes.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo