Papa Francisco

Conclave: veja o passo a passo até o dia da escolha do novo papa

Após a morte do papa, o Vaticano tem de 15 a 20 dias para montar o conclave, ou seja, a votação deve ocorrer entre os dias 6 e 11 de maio

Com a morte, o funeral e o enterro de papa Francisco, a Igreja Católica começa os preparativos para definir o sucessor do pontífice. Conforme os ritos da igreja, o conclave, reunião de cardeais que escolherão o próximo papa, deve ser montado de 15 a 20 dias após a morte do papa, o que significa que a primeira votação deve ocorrer entre os dias 6 e 11 de maio.

O conclave é um ritual realizado sempre que um pontífice morre ou renuncia ao cargo. Segundo o Vaticano, dos 252 cardeais espalhados pelo mundo, 135 estão aptos a votar. No entanto, apenas 120 participam da escolha. O corpo do conclave atual foi escolhido pelo próprio papa Francisco antes de morrer.

A regra vigente no Vaticano é de que apenas cardeais com menos de 80 anos podem participar da votação. Por outro lado, os padres impedidos de votar pelo limite de idade podem ter os nomes cogitados na votação e, por isso, serem escolhidos como o novo papa.

O novo pontífice é escolhido por meio de voto secreto depositado em uma urna. O conclave acontece dentro da Capela Sistina, no Vaticano.

Regras da votação no conclave

Para se tornar um novo papa, o cardeal precisa obter dois terços dos votos. Durante o conclave, os integrantes do Colégio de Cardeais ficam isolados, sem nenhum contato com o mundo exterior. Eles podem votar entre si, mas não podem indicar seus próprios nomes para o cargo.

Antes da votação, três cardeais são definidos como escrutinadores, ou seja, aqueles que vão contar os votos dos cardeais. Além deles, um outro trio de cardeais é nomeado como revisor do ritual.

No primeiro dia, uma votação é realizada entre os presentes, que devem indicar seus candidatos em uma cédula de papel. Caso o novo papa não seja definido após a primeiRa votação, um novo ciclo é iniciado a partir do segundo dia.

Sem resultado, até quatro eleições podem ser realizadas durante os três dias seguintes, sendo duas pelo período da manhã e outras duas à tarde. Se um novo papa não for definido no período, as votações têm uma pausa de um dia para que orações sejam realizadas.

Retomada da votação e resultado

Após a suspensão temporária, o processo de votação é retomado e, com isso, abre-se um período de realização de até sete votações. Outras pausas poderão ser feitas por mais três vezes, caso o novo papa não seja escolhido.

Em caso de discordância, os dois nomes mais votados no pleito vão para uma disputa direta.

A cada votação, os votos são queimados e depositados em uma chaminé da Capela Sistina, que indica ao mundo o resultado do pleito. Se a fumaça sair preta, significa que o colegiado ainda não chegou a um consenso. O novo líder da Igreja Católica é anunciado quando uma fumaça de cor branca for emitida.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo