Com avaliação das últimas três semanas, o Estado do Amapá voltou a registrar aumento de casos confirmados de covid-19, apesar dos dados mostrarem um panorama considerado estável.
Na primeira semana de novembro, foram 54 casos notificados, enquanto na última de outubro foram 37, o mês passado fechou os registros com 165 casos ao todo, número menor que o registrado em setembro, quando foram 195 notificações em todo o estado.
Apesar do aumento de casos confirmados, o Estado não registrou aumento de internações e mortes pela doença, que se mantêm estáveis. Até a quarta-feira, apenas quatro internações haviam sido registradas desde o início de novembro, sendo três casos confirmados e um suspeito. O último óbito pela doença registrado no Amapá é do dia 28 de julho deste ano.
“Avaliamos a situação com cautela, mas com os demais índices estabilizados, não percebemos a necessidade de alarde; monitoramos a situação, que tem tendência de alta, mas recomendamos que a população busque atendimento aos primeiros sintomas e mantenha os cuidados que já conhecemos, como uso de máscara, apesar de não ser obrigatório”, explica a diretora executiva de Vigilância em Saúde, Iracilda Pinto.
Além da proteção, há o alerta para a vacinação, que garante maior proteção para a população. “Estamos com os municípios abastecidos e preparados para atender o cidadão, é importante reforçar que a vacina salva vidas e é a responsável pelo controle de casos graves de Covid-19 no Amapá, portanto, é necessário se proteger e garantir a atualização das doses”, complementa a diretora.
De domingo até a última quarta-feira, 9, foram 137 casos da doença confirmados no Estado. Não há confirmação de novas variantes circulantes no Amapá.