‘Não para de descer lama’, diz prefeito de Porto Grande em entrevista exclusiva no Cidade Alerta AP sobre rompimento de barragem
![](https://equinocioplay.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-11-at-20.18.50-780x470.jpeg)
Por: Núbia Pacheco e Haroldo Santos/Tv Equinócio
Em entrevista ao vivo e exclusiva no Cidade Alerta Amapá, o prefeito de Porto Grande, Elielson Souza, informou que não houve registro de feridos no rompimento da barragem de garimpo em Porto Grande, no entanto, afirmou que o prejuízo ambiental é preocupante e que a lama continua a invadir as águas dos rios.
De acordo com o prefeito, a barragem de garimpo São Domingos rompeu e a água atingiu o rio Cupixi, nesta terça-feira (11), deixando a água completamente poluída pela lama. O rompimento da barragem pode ter acontecido em função das altas chuvas e, por isso, a estrutura não conseguiu conter os dejetos do garimpo.
A lama desceu até o rio Cupixi, e segundo o prefeito, já está chegando no rio Amapari e próximo à divisa do rio Araguari.
![](https://equinocioplay.com.br/wp-content/uploads/2025/02/FotoJet-12-1-1024x596.jpg)
“Da ponte do Rio Cupixi pra lá são exatamente uns 120 quilômetros de água, então a nossa preocupação é que isso chegue no rio Amapari, já tá chegando, e também na divisa do rio Araguari. Os nossos ribeirinhos estão sendo muito prejudicados com relação a água potável, com relação aos peixes, que com certeza vai dar uma sumida. Não houve vítimas graças a Deus, mas teve danos materiais e a agressão do impacto ambiental. A situação é essa: não para de descer lama“, detalhou.
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, se posicionou nas redes sociais informando ter conhecimento sobre o ocorrido e que o governo federal já está em contato com a prefeitura do município de Porto Grande.
O governador do Amapá, Clécio Luís, informou também por meio das rede sociais, que as equipes técnicas de meio ambiente e de saúde foram enviadas para analisar as condições da água e do local do ocorrido.