Cidade

Zona Norte de Macapá recebe 1º CAPS focado na saúde mental de crianças e adolescentes

Em média, quatro mil usuários se deslocam para o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSI) da Zona Sul da capital em busca de atendimento.

Por Caio Coutinho

A Prefeitura Municipal de Macapá anunciou nesta sexta-feira (7) a construção do primeiro Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSI) na Zona Norte de Macapá terá o 1º para ampliar a rede de saúde mental. A obra está localizada no bairro Renascer e fará parte do Centro de Neurodesenvolvimento, que incluirá o Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes e a Clínica-escola Coração Azul.

Joelma Ribeiro, coordenadora de saúde mental, ressaltou a importância de mais um dispositivo para a comunidade da Zona Norte, que terá grande impacto social, promovendo a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes e oferecendo o suporte necessário às famílias e à comunidade.

“O CAPSi integra a rede de atenção psicossocial e atende crianças com transtornos graves e persistentes, na faixa etária de 3 a 17 anos”, explicou.

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, reafirmou seu compromisso com o bem-estar mental e com o acesso das famílias a esses dispositivos de apoio psicológico.

“Com a conclusão das obras do CAPSi e da Clínica-escola Coração Azul, Macapá contará com um importante centro de neurodesenvolvimento infantojuvenil do Norte do Brasil”, disse.

Projeto

Com uma estrutura moderna, o Capsi garantirá mais qualidade e acessibilidade no atendimento à população. O projeto abrange uma área de 700,06 metros quadrados e contará com salas de atendimento individual, posto de enfermagem, farmácia, sala de aplicação de medicamentos, vestiários, banheiros acessíveis, acolhimento, quarto coletivo, recepção, auditório.

Além disso, pátio central, cozinha, salas administrativas, de reunião, almoxarifado, arquivo, atividades coletivas e utilidades, além da área de serviço.

A Secretaria Municipal de Saúde é responsável pela execução e fiscalização da obra, com investimento de R$ 1.745.000,00, provenientes de emenda parlamentar, mais contrapartida do Tesouro Municipal.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo