Da Redação
Com o período do verão terminando, este mês de novembro começou a cair precipitações de chuva em todo o estado. O clima se torna mais ameno e o calor se dissipa.
Na capital Macapá, essas chuvas são em locais isolados, mas a tendência é que seja um inverno bem rigoroso. “Percebemos que essa estiagem de 2022 foi considerada fraca em relação a períodos anteriores, onde as temperaturas não tiveram um grau tão elevado, onde foram registrados pontos de chuva consideradas fortes no interior do estado”, disse o meteorologista do Iepa, Jefferson Vilhena.
Um exemplo disse foi o registro de chuvas mais intensificadas no mês de outubro que no mês de setembro, que foi algo inédito na questão meteorológica. Hoje, na capital, há a presença de chuvas em alguns pontos isolados, e outras em pontos mais extensos. Um exemplo disso foi o caso que aconteceu na última terça, (01), onde houve um aumento considerado de precipitação no bairro Horizonte (+ de 30mm), (zona norte); enquanto na área Central e Zona Sul, pontos passageiros (5 a 10mm).
No interior do Amapá, essas chuvas estão localizadas mais na parte norte da região, como os estados de Oiapoque, Calçoene e Amapá, e também nas cabeceiras das bacias hidrográficas onde há a presença de chuvas intensas, principalmente na área do Jarí.
Vale lembrar ainda que as chuvas que provocam as cheias dos rios e alagamentos em cidades, a meteorologia do Iepa está em sistema de monitoramento, e qualquer índice preocupante, emitiremos o alerta para a Defesa Civil.
Reportagem: Neilly Flan
Imagens: Vitor Andreolli