Cidade

Avançam ações de combate à malária no município de Santana

Jonhwene Silva/Da Redação

O município de Santana, que compõe a Região Metropolitana de Macapá, vem avançando de maneira significativa nas ações de combate e enfrentamento à malária. A cidade portuária chegou a apresentar cerca de 50% dos casos já registrados em todo o estado. Há cerca de 2 anos, os trabalhos realizados pelas equipes fizeram esse número cair para 1%.

Um exemplo dessa redução está demonstrado nos casos notificados em todo o município (área rural e urbana). Atualmente existem apenas 11 casos registrados ou que receberam notificação. Projetos pioneiros como o da tinta inseticida nas residências, modelo implantado na Ilha de Santana, obtiveram resultados expressivos.

“É um modelo que conseguimos implantar na Ilha de Santana, local que possuía muitos casos e que serviu de teste. Os resultados finais foram extremamente satisfatórios”, afirmou Plínio da Luz, coordenador da Vigilância em Saúde do município.

Além desse modelo de combate, a implantação de postos de diagnóstico e tratamento precoce, identificação rápida do vetor, aliados ao uso controlado de inseticidas, deram muito certo. Atualmente, os agentes de campo orientam as famílias com informações que ajudam no combate. Além disso, existe a distribuição de mosquiteiros impregnados com venenos.

“São estratégias criadas e que deram muito certo. As equipes de campo (os agentes), sabem onde e como proceder no combate. Nosso trabalho tem servido de exemplo nacional e agora começamos a colher os frutos. As ações educativas e de orientação, vão continuar”, finalizou Plínio.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo