Turismo

Segundo dados da Setur, 11 mil turistas visitaram o Monumento Marco Zero do Equador em 2024

Um dos principais cartões-postais do Amapá, o monumento Marco Zero do Equador, na Zona Sul de Macapá, registrou a visita de cerca de 11 mil turistas ao longo de 2024, reflexo do reforço do Governo do Estado nas políticas de turismo e inclusão da região no circuito de grandes eventos no Brasil. 

Desse total, 1.184 mil visitantes eram estrangeiros, vindos de 17 países, incluindo Estados Unidos, Alemanha, França, Índia e Israel. Os turistas brasileiros representaram a maioria, com 9.819 mil visitantes provenientes dos 27 estados do país. O mês de dezembro destacou-se como o período de maior fluxo turístico, contabilizando 956 visitantes, entre nacionais e estrangeiros.

A iniciativa do Governo do Amapá de promover o turismo na região tem buscado fortalecer a economia local, incentivando a visitação a pontos históricos e culturais como o Marco Zero do Equador, que no mês de setembro foi palco do Festival Equinócio com atrações nacionais como Nando Reis e Jão, além de artistas locais. Além disso, o maior Ano-Novo da Amazônia também atraiu cerca de 32.512 mil turistas para a capital amapaense.

Monumento

Inaugurado há 37 anos, em 1987, o obelisco de 30 metros de altura é um dos principais símbolos históricos e turísticos amapaense e de grande relevância geográfica. Uma das curiosidades do local é a tentativa de deixar um ovo pode ficar em pé na linha imaginária do Equador. A brincadeira atrai os visitantes, que fazem questão de fazer o experimento.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo