Com a chegada do período de chuvas na Amazônia, o Governo do Amapá reforça as orientações para os riscos de contágio com doenças comuns nessa época, como os vírus respiratórios que incluem gripes, pneumonias e a Covid-19. Essas doenças afetam principalmente crianças e idosos.
Durante o período, é recomendado evitar aglomerações em ambientes fechados, usar máscaras em casos de sintomas gripais e manter a higienização das mãos. Atitudes simples, como cobrir o rosto com o braço ao espirrar e lavar as mãos regularmente, podem reduzir significativamente a disseminação de agentes infecciosos.
As condições climáticas favorecem a proliferação de vírus e bactérias que causam doenças. Além dos cuidados básicos, a especialista reforça a importância de manter o calendário vacinal atualizado, especialmente contra a Influenza e a Covid-19, para reduzir os riscos de contágio e complicações.
Outro ponto de preocupação é a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika, chikungunya e febre-amarela urbana. A médica orienta intensificar os cuidados básicos dentro e fora de casa para evitar as doenças. Locais com água parada, como pneus e vasos de plantas, se tornam criadouros do mosquito, e é essencial eliminá-los.
Além disso, a leptospirose é outra preocupação recorrente, causada pelo contato com água contaminada por urina de ratos. A bactéria pode entrar no organismo pela pele, causando febre, dores musculares, de cabeça e náuseas.