Cidade

1ª Campanha de Atualização Cadastral aponta alta no cadastro de propriedades e explorações rurais atualizadas

O Governo do Amapá apresentou na quinta-feira, 9, os dados gerais da 1ª Campanha de Atualização Cadastral, voltada diretamente para os produtores rurais do estado.

Os números apontam que 59% de todas as propriedades rurais cadastradas tiveram suas explorações pecuárias atualizadas e 63% das propriedades possuem espécies susceptíveis à febre aftosa. Os índices são da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro), referente ao ano passado.

A campanha teve como objetivo a atualização dos dados cadastrais de produtores e propriedades, com foco no levantamento das espécies de interesse econômico e sanitário como bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos, equídeos, aves de produção, abelhas, animais aquáticos.

O processo é essencial para aprimorar as estratégias de monitoramento sanitário, garantindo um controle mais eficiente da saúde dos rebanhos amapaenses e contribuindo para a segurança alimentar da população.

Os apontamentos atuais mostram que os municípios de Itaubal do Piririm, Ferreira Gomes e Cutias do Araguari, apresentam os melhores índices de atualização, com cobertura acima de 90% de propriedades rurais e propriedades com espécies susceptíveis à febre aftosa.

Já em relação às espécies de animais com registro na Diagro, os bubalinos são destaque como o segundo maior rebanho do Brasil com mais de 300 mil animais e na campanha apresenta 87% de atualização.   

Embora tenha sido o primeiro ano da campanha, os resultados indicam um bom progresso no registro e monitoramento das propriedades. A expectativa é que, nos próximos anos, a cobertura seja ainda mais abrangente, permitindo que todas as propriedades estejam plenamente atualizadas e conforme as exigências de controle sanitário, fortalecendo a prevenção de doenças e o bem-estar da pecuária local.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo