Silvia Waiãpi critica aumento de 25% no número de pessoas em situação de rua sob o governo Lula
O Brasil enfrenta uma grave crise social, evidenciada pelo aumento de 25% no número de pessoas em situação de rua em apenas um ano.
Segundo dados do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (OBPopRua/POLOS-UFMG), o total de brasileiros vivendo nessa condição passou de 261.653, em dezembro de 2023, para 327.925, em dezembro de 2024.
Para a deputada Silvia Waiãpi (PL-AP) que já foi moradora de rua na década de 90, enfatiza que aumento ocorre em meio a um cenário de estagnação econômica, alta no custo de vida e enfraquecimento das políticas de assistência social.
“O crescimento alarmante da população em situação de rua é um reflexo direto da falta de políticas públicas eficazes por parte do governo atual. É inadmissível que, em um país com tantos recursos, tantas pessoas estejam desamparadas e sem perspectivas”, apontou Silvia Waiãpi.
A parlamentar aponta a falta de investimentos estruturantes e o foco em políticas emergenciais mal planejadas como causas do agravamento do problema.