Banner principalCidade

Meninas criam filtro que limpa e dessaliniza água para ajudar famílias ribeirinhas do Bailique

Adrya Amorim, Ananda Pantoja, Maria Eduarda e Flávia Jacarandá criaram dois protótipos e apresentaram no Programa Nacional power4girls

Por: Núbia Pacheco/Tv Equinócio

Quatro meninas criaram uma solução para ajudar famílias ribeirinhas que sofrem com a salinização da água do Rio Amazonas. Integrantes do grupo Filtra Verde Mulheres, do curso técnico de Química do Instituto Federal do Amapá (Ifap), as estudantes criaram dois protótipos que filtram e dessalinizam a água, deixando o líquido próprio para consumo.

As águas doces da Foz do Rio Amazonas, no Amapá, estão sofrendo o fenômeno de “salinização” devido ao avanço do Oceano Atlântico, o que tem dificultado o dia a dia de ribeirinhos.

Adrya Amorim, Ananda Pantoja, Maria Eduarda e Flávia Jacarandá estão no segundo ano 2º ano do curso técnico de química e participaram pelo terceiro ano consecutivo do Programa Nacional power4girls. Lá elas apresentaram os protótipos dos filtros sob a luz da teoria biossocial, baseada em conceitos das ciências biológicas, comportamentais e sociais, orientadas pela professora Natália Silva.

“A gente teve uma experiência incrível fazendo os testes das camadas dos filtros para ver como cada uma ia funcionar para que essa água pudesse sair completamente filtrada e purificada”, disse a estudante Adrya Amorim.

Protótipo de filtro

O filtro foi pensado a partir do interesse das meninas de participarem do programa power4girls. Para participar, elas pensaram em desenvolver o protótipo com base na percepção da dificuldade que as famílias do Arquipélago do Bailique vem enfrentando.

O protótipo do filtro para limpar a água é feito de 5 matérias-primas: algodão, carvão ativado, areia, seixo e brita.

Esses materiais são colocados num recipiente de plástico um sobre o outro na seguinte ordem de baixo para cima:

  • 1ª camada: algodão
  • 2ª camada: carvão ativado – é utilizado caroço de açaí, que passa por um processo de ativação com hidróxido de sódio, em seguida passa por um secamento, depois vai para o forno a 400 graus e por fim é triturado.
  • 3ª camada: areia higienizada com hipoclorito de sódio
  • 4ª camada: seixo higienizado com hipoclorito de sódio
  • 5ª camada: Brita

Dessalinizador

O dessalinizador é o segundo protótipo feito pelas alunas. Ele é composto por metal e por uma placa de vidro, por onde a água recebe a incidência da luz do sol e proporciona a condensação. Há dois reservatórios dentro dele: de um sai o sal e do outro a água própria para consumo.

Programa power4girls 2024

As meninas perceberam a dificuldade que a comunidade do Bailique vem enfrentado em relação ao acesso à água potável e, ao longo desses 6 meses, desenvolveram o protótipo para levar até Brasília e apresentar no power4girls 2024.

O estudo, sob orientação da professora Natália Silva e desenvolvido pelas alunas Adrya Amorim, Ananda Pantoja, Maria Eduarda e Flávia Lorena Jacarandá, do 2º ano do curso técnico em Química, foi apresentado em formato de pitch no encerramento do Programa em novembro deste ano.

O programa é uma iniciativa da Embaixada e Consulado dos Estados Unidos no Brasil. Ele tem foco no empoderamento de meninas por meio de estratégias voltadas para o empreendedorismo, inovação, criatividade e liderança.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo