Banner principalPolícia

Polícia Civil prende e desarticula grupo criminoso especializado em fraudes bancárias

A Polícia Civil do Amapá, por meio da 9ª DP, deu cumprimento na manha desta quinta-feira, (05), à 06 (seis) mandados de prisão preventiva expedidos pela Central de Garantias da Comarca de Macapá, pelos crimes de organização criminosa, falsidade ideológica, fraude eletrônica (modalidade de estelionato) e lavagem de capitais.

De acordo com a investigação, os criminosos teriam se agregado a ideal comum, em unidade de desígnios, visando obter ganho ilícito e, com divisão de ações e tarefas, teriam ajustado manobras fraudulentas para criar contas bancárias em nome de terceiros, obtendo assim vantagem por meio uso da contas, de cartões de crédito, da contratação de empréstimos para o correntista etc, causando grande prejuízo econômico para as vítimas.

Segundo o delegado que presidiu as investigações, Nixon Kenedy, titular da 9ª DP, os investigados teriam operado dezenas de tratativas maliciosas pela internet, criando pelo menos 41 (quarenta e uma) contas bancárias, em bancos virtuais, e prejudicando no mínimo 12 (doze) vítimas, e obtendo vantagens que superam a quantia de R$ 200.000. (duzentos mil reais).

Consta no inquérito que os integrantes do grupo vinham, desde o ano de 2021, cadastrando terminais telefônicos em nome de terceiros (também vítimas), e criando endereços eletrônicos falsos, para operarem o golpe, criando as contas bancárias e, em seguida, transferindo os valores auferidos entre os próprios INDICIADOS, assim como para uma conta de pessoa jurídica, usada nas fraudes.

Ainda segundo o Delegado, os dados bancários revelam que os próprios investigados, teriam tirado as selfies das contas (bancos digitais), com documentos falsos das vitimas, chegando a interagir presencialmente dentro de agências bancárias de Macapá, como se as vitimas fossem.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo