Max Verstappen é tetra-campeão mundial de Fórmula-1
Holandês iguala marca de Vettel e Prost
Max Verstappen garantiu na madrugada deste domingo seu quarto título consecutivo da Fórmula 1.
O piloto holandês da Red Bull terminou a corrida na quinta colocação e conseguiu a combinação de resultados que precisava envolvendo Lando Norris, da McLaren, assegurando o campeonato no GP de Las Vegas, que terminou com a vitória de George Russell, da Mercedes.
Verstappen é apenas o sexto piloto na história a ter no mínimo quatro títulos da Fórmula 1. Com 27 anos, o holandês empatou em número de campeonatos com Sebastian Vettel e Alain Prost, ficando atrás apenas do argentino Juan Manuel Fangio (5 títulos), do alemão Michael Schumacher (7 títulos) e do britânico Lewis Hamilton (7 títulos).
Como Lando Norris terminou na sexta posição, uma abaixo do holandês, a vantagem de Verstappen para o britânico aumentou para 63 pontos. Com apenas 60 em disputa até o fim do campeonato, o piloto da Red Bull garantiu o troféu que já havia vencido em 2021, 2022 e 2023.
Além da RBR, agora dona de oito títulos entre pilotos (outros quatro com Sebastian Vettel), outra equipe a comemorar o GP de Las Vegas foi a Mercedes, que conquistou uma dobradinha no pódio com George Russell e Lewis Hamilton. Carlos Sainz, da Ferrari, completou o Top 3.
A corrida
Pole position, George Russell fez boa largada e se manteve na liderança da prova. Charles Leclerc alcançou a segunda posição e chegou a ameaçar o britânico, que despistou o piloto da Ferrari.
Max Verstappen também começou com tudo a prova e na décima volta estava no segundo lugar. Pierre Gasly, da Alpine, largou em terceiro, mas teve que abandonar a corrida após uma falha no motor. Assim como Gasly, Alexander Albon, da Williams, também foi obrigado a desistir.
Lewis Hamilton e Charles Leclerc travaram uma boa batalha pelas primeiras colocações, enquanto Verstappen, observando a posição de Norris na corrida, se manteve tranquilo e longe da briga.
Por fim, Russell se aproveitou da pole e liderou até o fim. Hamilton venceu a briga com Leclerc e garantiu a segunda colocação. Na reta final, após uma falha de comunicação da Ferrari, Carlos Sainz ultrapassou o companheiro Charles e fechou o pódio. O monegasco chegou a reclamar com os construtores no rádio.
Verstappen e Norris terminaram em quinto e sexto lugar, respectivamente. Assim, o piloto holandês garantiu o tetracampeonato consecutivo da Fórmula 1.