Turistas tentam se aproximar de vulcão em erupção, e equipes de resgate fazem alerta: ‘Fiquem longe’
Autoridades da Islândia trabalham para aumentar muralhas de contenção de lava
Um vulcão localizado na península de Reykjanes, na Islândia, a 30 km da capital Reykjavik, entrou em erupção novamente este ano. Por isso, equipes de resgates de diversas partes do país fazem um apelo para que turistas evitem se aproximar da área, já que as pessoas têm ignorado os avisos de perigo.
Jon Pór Viglundsson, um dos policiais presentes na ação de contenção de turistas, afirmou ao portal islandês RÚV que entende o desejo das pessoas quererem ver a erupção de perto, mas alertou que não é prudente chegar próximo à zona de restrição imposta pelas autoridades. Além disso, ele pediu para que as pessoas “fiquem longe” destes locais de perigo.
A erupção do vulcão começou na manhã da quarta-feira, 20, após uma fissura. A lava começou a derramar na velocidade de 100 metros por hora. Apesar disso, a erupção tem sido considerada menor do que as que ocorreram em maio e agosto deste ano.
“O terreno ao redor da erupção é difícil, com campos de lava antigos e acidentados escondendo fissuras e outros perigos. Estacionar nessas áreas pode criar riscos significativos, não apenas para os próprios indivíduos, mas também para os outros”, disse.
Na quinta-feira, 21, um grupo de turistas ultrapassou os postos de barragem para ver a erupção do vulcão de perto. Por isso, o governo pediu reforços às equipes de resgate. A Islândia é conhecida por ser um país de intensiva atividade sísmica, tendo em vista que é uma região localizada em cima de uma falha entre as placas tectônicas da Eurásia e da América do Norte.
“As equipes de resgate foram chamadas desde o início, como sempre. Os projetos em si não foram muitos na primeira noite, pois não havia muita gente em Grindavík. Mas as equipes de resgate estiveram lá se necessário”, completou Jon Pór.
Outro fator que preocupa as autoridades é a lava quase ter atingido a mesma altura das muralhas de defesa em Svartsengi. Estas barragens são construídas pelo governo da Islândia para tentar conter os rios de lava que correm debaixo das ruas e das estradas.
Engenheiros começaram o trabalho nesta sexta-feira, 22, para aumentar a altura das muralhas. “Não conseguimos saber até quando a erupção irá continuar, mas a lava ainda está fluindo e estamos nos preparando para aumentar as barragens. Estamos trabalhando para aumentar de 3 a 4 metros”, disse Arnar Smári, um dos técnicos que está ajudando na construção.