Apenas 24% das micro e pequenas empresas no Brasil estão endividadas, de acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae com o IBGE
A porcentagem de microempreendedores endividados chegou no menor nível da série histórica, a 24%, em pesquisa realizada pelo Sebrae em conjunto com o IBGE (Insituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Desde o início da pandemia, em março de 2020, o Sebrae analisa o impacto da crise sobre os pequenos negócios, sobretudo em relação às dívidas.
A maior taxa de inadimplência aconteceu justamente no início da crise sanitária, entre maio e julho, quando ficou em 41%. Com a retomada da economia e a volta gradual à normalidade, o número diminuiu e, há 1 ano, estava em 31%.
Além disso, o último levantamento também mostra que 37% dos pequenos negócios estão com as dívidas sob controle, enquanto 39% não apresentam dívidas. No mesmo período de 2021, em outro levantamento realizado pelo Sebrae em conjunto com a FGV, chegou-se à conclusão de que 35% das empresas não possuíam dívida alguma e 35% estavam inadimplentes.
Informações: R7.com