Urnas abertas: 5,5 mil cidades do Brasil elegem prefeitos e vereadores
Mais de 155 milhões de eleitores aptos a votar começam a escolher quem ocupará cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador
As urnas estão abertas: eleitores de 5.569 municípios já começaram a decidir, neste domingo (6/10), quem serão os escolhidos para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Assim, a Justiça Eleitoral está preparada para receber a manifestação, nas seções eleitorais, de mais de 155 milhões de brasileiros aptos a votar.
O primeiro turno das Eleições Municipais de 2024 será realizado neste domingo, quando grande parte dos municípios já deve decidir quem será o prefeito pelos próximos quatro anos. Nos casos em que for necessário um segundo turno, os eleitores voltarão às urnas em 27 de outubro deste ano.
Onde houver necessidade, apenas cidades com mais de 200 mil eleitores podem voltar às urnas para escolher os prefeitos. Para ser eleito no primeiro turno, o candidato precisa ter 50% dos votos válidos mais um.
Cerca de 52% do eleitorado de todo o Brasil é formado por mulheres, conforme informações fornecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre os eleitores, 27,04% têm o ensino médio completo. Outros 22,48% têm o ensino fundamental incompleto e 3,57% são analfabetos.
Mais de 66 milhões dos eleitores estão na região Sudeste, o que representa 42,91% do total. O colégio eleitoral é seguido pelo Nordeste, com 43.302.692, e Sul, com 22.969.108.
Em relação ao número de candidaturas, são mais de 463 mil registradas na Justiça Eleitoral. Mais de 15 mil são de prefeitos e 432 mil de vereadores. Mais de 45 mil candidatos de todo o Brasil concorrem à reeleição.
Uma novidade para o pleito deste ano é a participação de Esperança do Norte, em Mato Grosso, que se tornou município após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em outubro de 2023, e que conta com 4.243 votantes.
Vale lembrar que para votar é necessário apresentar um documento oficial com foto. Entre os documentos aceitos estão carteira de identidade, passaporte, carteira profissional reconhecida por lei, CNH e e-Título.