Eleições 2024: o que você precisa saber sobre o cadastro biométrico
Entenda como funciona a votação sem biometria e confira como garantir seu direito de votar
O primeiro turno das eleições municipais está chegando, e é comum que surjam dúvidas sobre o que fazer no dia da votação. Uma delas é: “Não fiz o cadastro biométrico. Posso votar mesmo assim?”
Sem a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral é possível votar, mas é importante destacar que ela garante mais segurança na identificação do eleitor, além de evitar filas nas seções de votação.
Vale destacar que a data-limite para o cadastro biométrico, bem como para tirar o primeiro título ou fazer alterações no cadastro eleitoral, terminou em maio, ou seja, o cadastro eleitoral está fechado.
Mas, passada a eleição, a partir de novembro, já dá para resolver qualquer pendência em relação ao título de eleitor.
Para quem não fez o cadastro de biometria a tempo, é importante se atentar às seguintes orientações:
- É possível votar sem a biometria, desde que o eleitor ou a eleitora leve à seção um documento oficial com foto. Porém, é importante saber se o eleitor não teve o título cancelado por não responder a uma convocação eleitoral para coleta de biometria.
- Para saber se seu título de eleitor está cancelado ou se você já tem a biometria cadastrada, acesse a página do TSE e vá até a aba de “Serviços”. Você poderá fazer a consulta em “Situação eleitoral”. Caso já tenha o aplicativo e-Título, também poderá verificar essas informações por lá.
- Se você tirou o título em um momento em que a coleta biométrica estava suspensa, como durante a pandemia de Covid-19, deve ir até o cartório eleitoral do seu município para o cadastro da biometria. Mas antes, acesse a página do TRE do seu estado e verifique se há necessidade de agendamento para ir ao cartório.